quarta-feira, 1 de julho de 2009

Peixes à cabeçada



Fotografia: lago do parque da Curia





São 22h47 minutos, cheguei há pouco mais de duas horas a casa, tinha 2 surpresas, um tabuleiro de figos que uma senhora amiga trouxe e um cesto cheio de ameixas vermelhas, grandes e perfumadas, que me mandou a minha avó (já comi umas 3 ou 4, sou viciada em fruta!)

Após preparar o jantar (uma salda fria de frango), ter jantado e arrumado a cozinha, finalmente tive tempo para seroar aqui no sofá, na companhia do gato jasmim e da musica de Ali Farka Touré,"In the heart of the moon", este album é tão bonito, tão bom de se ouvir, faz-me sonhar, pensar em terras longínquas, no cheiro a terras quentes... sonhos! Bem, já é tarde... O tempo urge e fica apenas uma reflexão do meu dia, uma passagem apenas.

Hoje ao final da tarde fui a um parque a Oliveira de Azemeis, o parque de La Salette, um parque bonito, agradável, mas com um grande senão, o lago cheio de lixo!!!, os peixes vermelhos nadavam e ao mesmo tempo davam "cabeçadas" numas embalagens vazias de gelados e em sacos de plástico que por ali boiavam, o banco de jardim onde me fui sentar estava cheio de piriscas de cigarros, e no chão restos de papeis... depois de ver tudo isto em catadupa irrito-me interiormente (não desatei ali aos berros) e questiono o nosso ser português, porque é que nós Portuguess temos que estragar tudo quanto é bom? tudo quanto é bonito? Falta de civismo, de educação? Seremos vandalos por natureza? O que é que custa por um papel no caixote do lixo ou se não houver caixote do lixo guardá-lo e pô-lo no caixote de nossa casa? Penso que as pessoas estão a ter um bocadinho mais de cuidado, mas não chega! Não chega! Não deveriam os senhores autarcas locais ter mais cuidado com a terra que governam? Um bocadinho mais de brio e cuidado nos locais públicos não faz mal a ninguém, aliás, só faz bem! Por isso, e essa tarefa também nos cabe a nós, não vamos deixar "abandalhar", sujar, vandalizar, menosprezar as nossas terras! O nosso país é lindo e mesmo que o não fosse não seria motivo para não o cuidarmos com a maior atenção e com o maior cuidado, afinal é de todos!
Temos que tratar da rua, dos espaços públicos , dos locais que frequentamos como se da nossa casa se tratasse porque afinal de contas também o são! Desculpem o desabafo mas fico furiosa com estes "desleixos" à Portuguesa.


Assim se passou mais um dia, amanhã vou estudar quimica orgânica (vou ter exame)e fazer doce de figo.
Agora, lavar os dentes e cama!




Ps: tinha e tenho um blog de umas coisas que escrevia mas, não era assim. Ainda estou um bocadinho à toa com este, não sei bem que rumo tomará, se for chata digam! :))







Ali Farka Toure

Sem comentários:

Enviar um comentário