segunda-feira, 6 de julho de 2009

AHHA AXMATOBA - Anna Akhmátova

Kuzma Sergeevich Petrov-Votokin, Portrait of Anna Akhmatova. 1922.
Tretyakov Gallery, Moscow, Russia



Hoje de manhã ao ir à estante buscar um livro dei de caras com um livro de poesia que já não lia há algum tempo, "E Cantou como Canta a Tempestade" de Anna Akhmátova e Marina Tsvétaïeva. Anna Akhnátova e Marina Tstétaieva eram-me totalmente desconhecida até há uns 4 ou 5 anos, depois de as ler apaixonei-me. A minha vontade era ter ficado em casa, lendo e relendo e deliciando-me com as palavras tão bem escolhidase tão bem combinadas. Como tal não foi possivel (hoje é 2ªfeira!!!!! ) esta noite já sei qual vai ser a leitura de cabeceira.



À Noite

A música no jardim
tinha dor inexplicável.
Um cheiro de maresia
vinha das ostras no gelo.

Ele disse: "Sou fiel!"
e tocou-me no vestido.
Tão diverso de um abraço
era o toque dessas mãos.

Como quem acaricia
um gato ou um passarinho,
sorria, com os olhos calmos,
sob o ouro das pestanas.

A voz triste dos violinos
cantava, em meio à névoa:
"Dá graças a Deus que enfim
estás a sós com o amado".

(Anna Akhmátova, 1913)




Anna Akhmatova (Анна Ахматова, Анна Андреевна Горенко, 23 de Junho de 1889 - 5 Março 1966) é o pseudónimo de Anna Andreevna Gorenko, uma das mais importantes poetas acmeístas russas.)


Mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Akhmatova

Sem comentários:

Enviar um comentário